Estudantes de Alagoinhas participam de atividades sobre orientação vocacional

A semana foi de muitas descobertas para os estudantes do Colégio Estadual Luiz Navarro de Brito, Localizado em Alagoinhas (a 108 km de Salvador), que participaram de uma série de atividades, como parte do projeto “O amanhã começa hoje”. A iniciativa envolveu gincanas, oficinas e outras abordagens sobre o mundo do trabalho e o empreendedorismo. Profissionais de diferentes áreas do conhecimento foram convidados e falaram sobre suas dinâmicas de trabalho, contribuindo com uma ação voltada para a orientação vocacional dos estudantes. 

A iniciativa aconteceu durante os três turnos e os estudantes puderam pesquisar e conhecer um pouco mais sobre profissões como psicologia, medicina veterinária, engenharia, psicologia, fisioterapia e bombeiro, dentre outras. A lista de profissões abordadas foi apontada pelos próprios estudantes, por meio de uma pesquisa promovida na primeira unidade, para esclarecer dúvidas e receber orientações diversas, como dinâmica de atuação e até remunerações.  

A estudante Victória Dantas, 18, do 3º ano, disse que tomou uma decisão e será uma fisioterapeuta dedicada aos seus pacientes. “É uma profissão encantadora. Você conseguir reabilitar uma pessoa que, por algum motivo, perdeu os movimentos de parte do corpo é gratificante. Durante a apresentação dos profissionais de fisioterapia, descobri que podemos trabalhar tanto na prevenção quanto na recuperação de lesões e que posso atuar em várias áreas. Saí da palestra com a certeza de que fisioterapia é o que quero para minha vida”, confessa.  

A diretora da unidade, Jocelia Novaes, falou sobre a atividade. “Médico e jogador de futebol foram as profissões mais apontadas pelos nossos alunos. Verificamos que a ideia do projeto de vida está surtindo efeito e os nossos jovens estão revelando seus sonhos. Agora, cabe a nós, educadores, orientadores, estimular nossos estudantes a alcançar seus objetivos por meio da educação”, pontua. 

Fonte: ASCOM

Deixe seu Comentário