Em Catu, mutirão do glaucoma realizou revisões e acompanhamentos de pacientes

A Secretaria de Saúde de Catu com o apoio da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia realizou na última sexta-feira (09) mais uma revisão dos pacientes no Mutirão do Glaucoma. Dessa vez pacientes já diagnosticados com a doença em edições anteriores começaram a retirar fichas de atendimento a partir das 7 horas da manhã para realizar o acompanhamento.

O Mutirão teve sua primeira edição em 2015 e desde então é realizada a chamada para novos pacientes, além do acompanhamento de diagnosticados para uso de medicação apropriada e a contenção do avanço da doença.

José Nascimento de Jesus é aposentado e frequenta o Mutirão desde os primeiros atendimentos. “A gente pega as fichas, passa pelo médico, afere a pressão e colocamos o colírio para poder voltar ao médico outra vez, o atendimento é bom e o médico também”, relata o aposentado sobre o processo de atendimento na revisão.

Dona Maria Áurea é costureira e também gosta do médico e do atendimento, “sou bem atendida, tem um aparelho grande que a gente coloca o queixo e vai passando as bolinhas e a gente vai apertando, depois verifica a pressão do olho e bota o colírio”, pontua.

Glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e o comprometimento da visão, caso não receba tratamento adequado pode causar cegueira. Por isso é importante estar em dia com os exames oftalmológicos para a detecção antecipada do glaucoma, o diagnóstico precoce pode evitar a progressão dos sintomas e complicações mais graves.

 

Fonte: ASCOM

Deixe seu Comentário