Começou a campanha de vacinação contra o sarampo em Catu

A campanha de vacinação contra o sarampo já começou em nosso município. Pessoas de 12 meses à 49 anos podem se vacinar gratuitamente no período de 12 à 30 de agosto, comparecendo ao stand em frente ao Centro Administrativo ou indo ao posto de saúde de seu bairro.

Diante de um cenário onde a resistência a imunização foi configurada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma das 10 maiores ameaças à saúde ao lado do ebola e das mudanças climáticas, se vacinar torna-se medida imprescindível.

O sarampo é uma doença altamente contagiosa e atualmente muitos casos estão sendo confirmados na Bahia. É uma enfermidade transmitida pela tosse, fala e espirro da pessoa doente. Seus principais sintomas são a febre, mal-estar, coriza, conjuntivite, falta de apetite e dura até quatro dias depois do aparecimento das manchas vermelhas, pode levar à morte ou deixar sequelas graves se não for tratado com urgência.

A vacina contra o sarampo é chamada tríplice viral, ela protege também contra a caxumba e rubéola. A intensificação de ações de imunização municipal se faz necessária para aumentar a cobertura vacinal e garantir que pelo menos 95% das pessoas estejam protegidas contra a doença. Vacinação salva vidas, não ponha a sua em risco.

Prefeitura de Catu, uma cidade de todos.

Fonte: Ascom/Prefeitura de Catu

Deixe seu Comentário