Catu: professores e estudantes do IF Baiano realizam mobilização contra cortes no orçamento em Universidades e Institutos Federais

Estudantes, professores e funcionários do Instituto Federal Baiano do campus Catu realizaram na manhã desta terça-feira (14), uma mobilização contra o corte de orçamento dos institutos e universidades federais que foi anunciado e praticado recentemente pelo Governo Federal. Segundo informações apuradas pelo Catu Notícias, o corte para o IF Baiano foi de 38%, e não de 30% como divulgado.

Segundo a professora do IF Baiano Joana Carvalho, em uma reunião com a presença do reitor do Instituto Federal e do Sindicato dos Professores, foi acatado que, tanto a mobilização do instituto quanto a manifestação geral seriam aderidas. “O sindicato montou uma caravana, com a parcela paga do nosso próprio salário porque acreditamos na luta e na nossa educação. Conseguimos vagas para alguns estudantes que podem ir com as assinaturas dos pais. Amanhã estaremos nos mobilizando na Manifestação Geral porque essa luta é para o futuro deles [estudantes].

Ainda segundo a professora, o instituto já começou a sofrer com os cortes “o dinheiro já foi bloqueado, tanto a educação básica, que sofreu corte de 50% quanto as universidades e institutos federais, de 30% a 40%, já sofreram reduções no orçamento. Este dinheiro cortado é o que seria destinado para todos os custos, como o pagamento dos terceirizados, luz e água, além também de visitas técnicas de estudantes, já que este tipo de educação precisa sair para campos industriais de alimentos, empresas, laboratórios. Nós não formamos apenas estudantes, mas também trabalhadores. Nós ainda tempo uma educação muito precária ainda.”

Segundo uma publicação divulgada pelos organizadores da mobilização em Catu, o corte no orçamento causou o cancelamento do edital de incentivo à produtividade em pesquisa. Além disso, a redução do dinheiro poderá comprometer viagens técnicas, diárias dos estudantes e servidores que participam de eventos científicos e apresentam suas produções acadêmicas, compromete o abastecimento de todo tipo de material, desde o papel higiênico à ração dos animais no curso de agropecuária e até o cumprimento de acordos firmados de prestação de serviços.

A programação da mobilização interna se iniciou às 8h com uma caminhada pelo centro da cidade com a distribuição de panfletos e apresentação de trabalhos realizados no campus de Catu. Mais tarde, às 13h30 acontece uma aula pública no Hall de entrada do Pavilhão Administrativo/Pedagógico. E às 18h30, um Aulão no Auditório do Campus. A programação será retomada amanhã, com a concentração de discentes e docentes do IF Baiano na cidade de Salvador (BA).

 

 

Confira abaixo as fotos:

Redação/Fotos: Carla Melo

Deixe seu Comentário