Bahia comemora 30 anos da conquista do bicampeonato brasileiro

Esporte Clube Bahia comemora, nesta terça-feira (19), 30 anos da conquista do bicampeonato brasileiro de 1989. O time comandado por Evaristo de Macedo conseguiu segurar o 0 a 0 contra o Inter, no Beira Rio, e se tornou o único time nordestino a levantar a taça do Brasileirão de forma indiscutível (o Sport foi considerado oficialmente campeão de 1987, mas os flamenguistas não aceitam). É importante lembrar que, apesar da decisão ter acontecido em 1989, o torneio era válido pela temporada de 1988.
 
O Bahia chegou na fase final graças ao Vasco. Líder dos dois turnos, o time carioca fez abrir uma vaga para o mata-mata. O dono seria o time que tivesse somado mais pontos no torneio: o Tricolor baiano.

“O campeonato tinha diversas fases e onde nós realmente sentimos a nossa força foi no final, quando se criou a expectativa de poder chegar e vencer. Era um campeonato difícil, mas nós fizemos uma preparação muito boa e, quando chegou a hora da decisão, estávamos 100% preparados”, lembrou Evaristo durante comemoração no Fazendão.

Nas quartas de final, o Esquadrão enfrentou o Sport. Com a vantagem por ter melhor campanha, o Bahia empatou por 1×1 na Ilha do Retiro e conseguiu segurar o 0x0 na Fonte Nova. Na fase semifinal, o Fluminense perdeu de virada em Salvador. Na ida, 0x0 no Maracanã. Com isso, o Tricolor carimbou o passaporte para final.

Na decisão, o Inter foi a vítima da máquina Tricolor. Triunfo por 2×1 em casa, com dois gols de Bobô, e o 0x0 em Porto Alegre que fez surgir uma nova estrela na constelação tricolor.

Fonte: BN

Deixe seu Comentário