Alagoinhas: comerciantes recebem chaves do Shopping Popular

Cumprindo um compromisso da gestão de melhorar as condições do comércio no centro da cidade, trazendo condições dignas de trabalho aos ambulantes e avanços na mobilidade urbana, o prefeito Joaquim Neto realizou, na manhã desta última sexta-feira (16), a entrega das chaves dos boxes do Shopping Popular Liliu Alfaiate a mais 50 comerciantes que antes ocupavam o camelódromo na Praça Graciliano Freitas e uma área do Calçadão ao lado do prédio da prefeitura. Construído ao lado do balcão onde funcionava o camelódromo, o local, que será inaugurado em um evento no próximo dia 23, possui estrutura padronizada, wifi e câmeras de segurança.

Para a concretização do empreendimento, todos os detalhes foram acordados pela categoria em diversas reuniões com o prefeito Joaquim Neto Neto, que mobilizou diversos os setores da prefeitura. “Estou muito feliz com essa realização em benefício dos ambulantes do município, uma categoria com a qual sempre tivemos uma relação super próxima e cordial, e que abraçou a ideia desde o início, nos impulsionando a trabalhar ainda mais para a construção deste novo espaço”, disse o prefeito. Até o dia da inauguração será concluída a nova pintura do piso, de toda a parte interna e da fachada.

O prefeito falou ainda sobre os próximos passos para o incremento da mobilidade urbana e  valorização do Comércio de forma geral. “A nossa preocupação é com a lucratividade, para isso, já estamos viabilizando a revitalização da Praça J.J Seabra, onde será aberta uma via no calçadão , facilitando o acesso da população a outros pontos do comércio, concluindo as etapas da zona azul, da estação do transbordo, que concentrará o movimento de passageiros próximo ao Shopping Popular, e também a  Via Expressa, outra intervenção que trará muitos benefícios para pedestres, motoristas e comerciantes”, explicou Joaquim Neto.

Outras ações também foram pensadas pela prefeitura para melhorar as condições de trabalho dos vendedores. Além da atuação da Secretaria de Serviços Públicos(SESEP), responsável pela fiscalização, através das secretarias de Cultura, Esporte e Turismo (SECET), os ambulantes poderão se inscrever em programas sociais do governo, por meio da Secretaria de Assistência Social (SEMAS), em cursos de aperfeiçoamento para colocação no mercado de trabalho, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente (SEDEA) e participar de eventos culturais.” Foi com muita satisfação que acompanhei o nascimento do Shopping Popular, porque agora cada um tem o seu espaço e as vias públicas voltarão a ser ocupadas com atividades públicas, a exemplo dos eventos natalinos da prefeitura, que serão ampliados, além de diversas outras atividades culturais que serão promovidas neste espaço”, disse a secretária de Cultura, Esporte e Turismo (SECET) e vice-prefeita, Iraci Gama.

Entre os beneficiados pela iniciativa está Francisco Ubiraci da Silva, mais conhecido como Pernambuco, que há mais de 26 anos monta sua barraca nas calçadas do município. “Antes trabalhávamos sem estrutura e agora com esse shopping tenho certeza que tudo vai melhorar, porque a gente trabalha direto na rua sem proteção, enfrentando bastante discriminação, muitas vezes sofríamos com ações da polícia e nossa mercadoria era tomada É um orgulho muito grande poder fazer parte disso porque esse foi o primeiro prefeito a cumprir a palavra, que prometeu mudanças e fez”, disse o comerciante.”Para de onde a gente vem, foi a melhor coisa que poderia ter acontecido”, completou a comerciante Anaildes Rocha, vendedora ambulante há mais de oito anos.

Também participaram do ato de entrega das chaves, o secretário de Governo e Comunicação, Gustavo Carmo, o Secretário Interino de Serviços Públicos, Richardson Freitas e André Barros e Gleiser Soares, da Diretoria de Ordenamento do Solo.

Fonte: SECOM

Eleições 2018: Você votará em candidatos apoiados pelo Governo Municipal?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Deixe seu Comentário